Como forma de driblar os gastos mais altos devido aos frequentes reajustes nos preços da gasolina e do etanol, muitos proprietários de automóveis optam por fazer a conversão do conjunto para “beber” o GNV (Gás Natural Veicular). Ele é instalado através de um kit e, entre as vantagens, proporciona uma economia maior, tanto por ter um rendimento maior, como também por ser mais barato.
Antes de tudo, se você não sabe o que é o GNV, vale a pena dar um breve resumo: trata-se de um combustível automotivo não líquido que normalmente não equipa nenhum carro de fábrica. Antigamente alguns modelos saíam com o GNV de série, como é o caso do extinto Fiat Siena Tetrafuel vendido até 2016.
O Fiat Siena Tetrafuel pode ser abastecido com quatro combustíveis diferentes: a gasolina comum nacional, com 20% a 25% de álcool em sua composição; a gasolina pura comercializada em outros mercados (como na Argentina); o etanol e o próprio gás GNV. Ele conta com dois cilindros de 6,5 m³ de GNV instalados no porta-malas e diversas adaptações mecânicas para conseguir esse feito. Era a “menina dos olhos” dos taxistas.
O GNV é considerado um combustível mais eficiente que a gasolina, o etanol e o diesel (os líquidos da vez) em praticamente todos os sentidos. Ele é mais econômico, proporciona maior autonomia ao veículo e também é menos poluente.
Para instalar um kit GNV, o interessado precisa gastar algo em torno de R$ 5 mil a R$ 7 mil. Esse investimento, porém, pode ser recuperado com facilidade, sobretudo por aqueles que utilizam o carro para trabalho (como taxistas, motorista de aplicativo e frotistas).
Por outro lado, assim como o GNV tem vantagens, ele também apresenta desvantagens. Reunimos abaixo 10 vantagens e desvantagens de um carro movido a GNV. Confira:
5 Vantagens de ter um carro movido a gás (GNV)
1) Menores gastos e menor consumo de combustível. Esta é a principal vantagem do GNV frente à gasolina, ao etanol e ao diesel. De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Gás Canalizado (Abegás), o gás natural veicular é cerca de 43% a 58% mais econômico que a gasolina e de 44% a 66% mais eficiente que o etanol.
Ou seja, você irá economizar dinheiro e visitar menos o posto de combustível!
2) O GNV é menos poluente. Em comparação com os combustíveis líquidos, o GNV polui menos o meio ambiente. Ele emite cerca de 20% menos dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em relação a gasolina e 15% em comparação com o etanol.
3) O sistema de injeção fica sempre mais limpo. Por ser um combustível mais limpo, o gás não deixa acumular resíduos nos bicos injetores.
4) O óleo dura mais. O GNV é um combustível mais limpo que os combustíveis líquidos. Ele não se mistura e não contamina o óleo lubrificante do motor, aumentando a vida útil do líquido. Além disso, há baixa formação de resíduos da combustão, o que também deixa o óleo mais limpo.
Sendo assim, o óleo lubrificante do motor do carro movido a GNV pode ser trocado num intervalo maior, sem que haja problemas com a integridade dos componentes internos do conjunto mecânico.
5) Aumento da vida útil do escapamento. Já que não há o acúmulo de água proveniente da gasolina e do álcool, o sistema pode durar até 20% a mais do tempo em comparação com o conjunto abastecido com combustível líquido.
fonte: https://www.noticiasautomotivas.com.br/vantagens-e-desvantagens-de-ser-ter-um-carro-movido-a-gas-gnv/